Gratidão por visitarem o nosso blog!

Seja bem-vindo! Namaskar!

Caso tenha entrado aqui por curiosidade aproveite as informações, elas foram postadas com muito cuidado e carinho. Boa leitura! Agora, se entrou com o intuito de saber mais sobre Yoga, fique à vontade para deixar suas dúvidas, sugestões e comentários. Responderemos assim que possível.

Sat Nam!

terça-feira, 15 de abril de 2014

Importância do Sono Tranquilo e Reparador na sua Qualidade de Vida



A qualidade do sono é fundamental para sua saúde e para que o corpo tenha um bom funcionamento. É importante ter de 6 a 8 horas de sono tranquilo e restaurador, à noite, no escuro, em ambiente tranquilo, silencioso e calmo para que o hormônio que regula o ciclo dormir – descansar – acordar possa exercer bem a regulação deste ciclo.  Este hormônio é a melatonina, e ela começa a ser produzida no início da noite sendo que a luminosidade bloqueia sua produção. 

O sono noturno também facilita a liberação do hormônio do crescimento (Growth Hormone – GH) que também facilita o transporte de nutrientes para o interior das células – a síntese proteica é beneficiada. Além de que: Quem não dorme bem a noite, pode ficar irritado, ter sua capacidade raciocínio reduzida, fica com aspecto cansado, olheiras, com certeza terá envelhecimento precoce da pele, pode sofrer queda de cabelo, queda da imunidade, além de aumentar o risco de muitas doenças.

Algumas atitudes que se pode tomar para melhorar sua qualidade de sono:  procure dormir e acordar nos mesmos horários (entre 22h e 06h);  tenha uma rotina mais tranquila,  uma alimentação saudável;  beba bastante água durante o dia; evite ingerir bebidas excitantes após às 15h tais como café.

Durante o dia tome banho frio (não próximo a hora de dormir) e deixe cair bastante água na testa;  agora, importante antes de dormir lave os pés em água fria;  tenha uma alimentação leve à noite;  desligue aparelhos que emitam som e luzes.

Estabeleça horários, tenha bons hábitos - faça Yoga (tenha uma *Sádhana ) escolha uma meditação, para fazer antes de dormir, que te ajude também a ficar mais relaxado.  Faça do seu quarto um lugar de descanso e paz (evite TV no quarto de dormir). E principalmente, tenha disciplina e constância. Com estes novos (ou alguns destes) **hábitos, tenha certeza, ficará mais fácil dormir bem e se manter pleno, jovem bonito e saudável.

SEJA FELIZ!

*Sadhana - é uma prática diária de meditação, com posturas físicas ou não, com a finalidade de Evolução.  É o tomar banho para nosso corpo / o escovar os dentes para a saúde bucal; a Sadhana é o processo de higienização da nossa mente. - Fazer limpezas do subconsciente e assim atingir a liberdade do Ser Interior. 

**hábitos - veja a postagem de 23 MAR 2014 - PODEMOS MUDAR NOSSO DESTINO SE MUDARMOS NOSSOS HÁBITOS. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário