Gratidão por visitarem o nosso blog!

Seja bem-vindo! Namaskar!

Caso tenha entrado aqui por curiosidade aproveite as informações, elas foram postadas com muito cuidado e carinho. Boa leitura! Agora, se entrou com o intuito de saber mais sobre Yoga, fique à vontade para deixar suas dúvidas, sugestões e comentários. Responderemos assim que possível.

Sat Nam!

Modalidades

Dentre as muitas ramificações do Yoga, aqui vamos falar sobre: Hatha Yoga e Kundalini Yoga.

Hatha Yoga e Kundalini Yoga são práticas que usam o corpo físico com objetivos específicos. 

Todas são práticas que proporcionam bem estar, equilíbrio e colaboram para manter a saúde e melhorar a qualidade de vida, prevenindo o aparecimento de doenças.


Hatha Yoga

O Hatha Yoga, prática milenar, possivelmente por se preocupar com o corpo físico, é a linha do Yoga mais difundida e conhecida no ocidente. Ao contrário de considerar o corpo a morada do sofrimento ou o palco de provações com vistas ao aprimoramento, ele parte do princípio de que a condição primeira para que se chegue ao conhecimento e tenha a experiência – ideal do Yoga – é dominar o corpo, fazer dele o caminho para o progresso espiritual, um instrumento apto e eficiente.  É no corpo que a alma se corporifica.  Por essa razão, o Hatha Yoga foi considerado a prática inicial entre todos os ramos do Yoga.  Há centenas de anos trazida para o Ocidente por vários Yoguis entre Eles Antonio Blay e muitos outros. Na década de 50, chegou ao Brasil. Os precursores Brasileiros do  Hatha Yoga foram:  Caio Miranda e Professor Hermógenes.  Uma milenar prática preparatória à conquista de uma mente sem fronteiras no tempo e no espaço.  

O Hatha Yoga usa a respiração consciente (Pranayamas),  aliada a  posturas corporais, Asanas (que podem ser feitas com Bhandas, Mudras ou não), relaxamento e concentração.

Entre os benefícios alcançados com a prática - melhora a percepção, favorece a coordenação motora, o equilíbrio, melhora a atenção, aumenta a circulação de energia, restaurando as funções orgânicas e cria um estado de relaxamento neuropsíquico e muscular que possibilitam o florescer de um estado meditativo.

O Hatha-Yoga é direcionado para manter a saúde, prevenir o aparecimento de doenças.  Além de disciplinar  o corpo e a mente, preparando o praticante para a meditação.  o Raja-Yoga - Yoga Real.

Diz Antônio Blay que há dois caminhos dentro do Hatha Yoga;  o inferior,  onde o corpo é o objetivo principal; e o superior onde o corpo é instrumento para se chegar ao trabalho de expansão de consciência – Raja Yoga.   O homem, como imagem de Deus, possui dentro de si essa divina força de vontade que tudo realiza. Descobrir, através da meditação correta, como estar em harmonia com a Vontade Divina é a suprema obrigação do homem diz Paramahansa Yogananda.


Kundalini Yoga

Yoga da Consciência:  embora também seja uma prática milenar poucas pessoas a conhecem.   É uma ciência, arte e tecnologia suprema para o despertar da consciência e leva-lo para dentro de seu Ser de origem, permitindo acessar a força prânica (energia subatômica) e usá-la como poder criativo e curativo. Conhecimento que pertence a todos nós e pouco sabemos como utilizá-lo.  

A arte do Kundalini Yoga, foi desenvolvida pelos sábios da Índia e do Tibete, que testaram e aperfeiçoaram de forma sistemática  esta técnica para produzir resultados específicos.   Estes ensinamentos sagrados e secretos foram trazidos para o Ocidente, bem recentes,  por Yogi Bhajan e colocados a disposição de todos aqueles que desejam praticá-los,  em vez de pertencer a um seletivo e reduzido grupo de iniciados. Antes não éramos considerados puros o suficiente para receber esta tecnologia.  É uma forma dinâmica que envolve posturas em movimento ou estáticas.   Composta por:  posturas (Asanas);  exercícios respiratórios (Pranayamas) - tomar consciência de sua respiração é fundamental para promover saúde e vitalidade, para desenvolver concentração e para criar um sentimento de conexão;   Mudras (gestos com as mãos / dedos);   contrações   (Bhandas);   mantras e meditação.  O Kriya em Kundalini Yoga é perfeito -  é um conjunto ou sequência de Asanas, aliados à respiração com um ou mais dos componentes mencionados anteriormente.  Tudo isto dentro de uma sequência harmônica e precisa que traz resultados rápidos. Onde desafia o praticante a acessar seus poderes internos e transcender seus limites, superar o estresse, ansiedade e depressão, construindo um sistema nervoso forte e focado, apto aos desafios deste momento de grandes transformações.   O impacto total é maior do que a soma das suas partes.  O processamento emocional na prática do Kundalini Yoga é muito rápido.   É uma ação completa,  trabalha diretamente o Sistema Nervoso,  Glandular, Respiratório e Circulatório.

Kundalini Yoga é uma tecnologia suprema para despertar sua consciência e leva-lo para dentro de seu Ser. O conhecimento torna-se sabedoria quando Você o experimenta em plenitude.  Adquirir sabedoria depende de nossa própria prática e disciplina.  Kundalini Yoga é a maneira mais rápida para estabelecer um relacionamento alinhado entre o corpo, a mente e a alma.   Segundo Yogi Bhajan o Yoga foi criado para que o homem seja saudável, feliz e sagrado.  Kundalini Yoga, foi criado para que o homem seja saudável, feliz, sagrado e consciente.  

Kundalini Yoga na Gestação

"Utilizando somente técnicas de Kundalini Yoga especiais,  para gestantes, percorremos com tranquilidade e segurança o caminho sublime da gestação, desfrutando deste momento mágico e divino da mulher.  Aumenta a consciência corporal, desenvolve a mente neutra e consolida o controle sobre os vários aspectos da gravidez e do parto.  Este, Yoga pré-natal é indicado tanto para iniciantes como para mulheres que praticaram Yoga antes."