Gratidão por visitarem o nosso blog!

Seja bem-vindo! Namaskar!

Caso tenha entrado aqui por curiosidade aproveite as informações, elas foram postadas com muito cuidado e carinho. Boa leitura! Agora, se entrou com o intuito de saber mais sobre Yoga, fique à vontade para deixar suas dúvidas, sugestões e comentários. Responderemos assim que possível.

Sat Nam!

quarta-feira, 30 de abril de 2014

YOGA -  Ferramentas para se Viver Melhor. Como melhorar a memória e a concentração.


Como agora sabemos e os Yogues já sabiam há milhões de anos - o Yoga oferece ferramentas para se viver melhor. Neste momento, vamos falar em como melhorar a memória e a concentração. Além de meditação para o mal de Alzheimer.  Vivemos em tempos de conflitos, de muita violência, mudanças climáticas e inseguranças econômicas. Como o cérebro tem tendências a registrar principalmente o que é ruim, todo o conteúdo negativo das notícias nos é muito prejudicial.  Tudo isto contribui para piorar nossa qualidade de vida.  Um nível alto de medo e insegurança pode nos levar à falta de concentração, esquecimento e até mesmo perda de memória. “Brincamos com esses sintomas chamando-os de “cabeça oca” ou “desligado”, mas em um cenário pior, o estresse esconde formas moderadas de declínio cognitivo que pode levar ao Alzheimer.”

“Sabemos que o estresse causa danos ao cérebro”, diz a Dra. Maria Carrillo, diretora de relações científicas e médicas da Associação de Alzheimer, nos Estados Unidos. “Além da idade e dos fatores de risco devido ao estilo de vida, há uma boa razão para a epidemia que estamos enfrentando.” Um estudo da associação divulgado este ano, “nos Estados Unidos, uma pessoa desenvolverá Alzheimer a cada 71 segundos. O estudo projeta que 10 milhões de pessoas serão diagnosticadas com esta doença nos próximos anos.”

Segundo o Professor Dharma Singh Khalsa, autor de Longevidade do Cérebro (Ed. Objetiva), Presidente e Diretor do Departamento médico da Fundação Prevenção e Pesquisas sobre Alzheimer (EUA). “Há 15 anos, existiam 4 milhões de pessoas com Alzheimer.  Hoje são 5,2 milhões e este número está aumentando consideravelmente. Creio que o estresse e o estilo de vida são as causas principais. Já estamos com medo. Há tanto estresse e pressão na nossa sociedade, que está criando uma epidemia de perda de memória.”

Porém, há boas notícias: como já se sabe que o cérebro está em constante religamento.  Os cientistas têm feito pesquisas para entender e melhorar as funções cerebrais.  Muitos estudiosos já acreditam que o Yoga — a combinação de posturas com concentração, pranayamas, relaxamento e meditação — pode ser um grande aliado para combater estas aflições.

Pense bem é um dos princípios fundamentais do Yoga. “Você é o que pensa” – é agora a ideia básica de neuroplasticidade, um campo emergente da neurociência.  Muitas pessoas ainda pensam que o cérebro é como uma máquina que gasta com o tempo — o motor começa a falhar e a correia afrouxa, confirma o grande professor em neuroplasticidade Michael Merzenich, professor do Keck Center para Estudos de Neurociência Integrativa da Universidade da Califórnia, em São Francisco. “Mas uma maneira completamente diferente de observar o cérebro é compará-lo com uma máquina que está constantemente se remodelando com base no modo de usar. Começar a perder nossas habilidades cognitivas não é um problema somente da condição física do cérebro, mas também o resultado de como é usado”.  Diz ainda que a mudança é possível. O cérebro muda o tempo todo, por meio da ação e também da inação.  Essas novidades conduziram a um aumento da popularidade de jogos e exercícios que “treinam” a mente para que ela funcione melhor.

Assim como os bons hábitos, manter a mente ativa também promove a saúde.    Estudos publicados recentemente em periódicos como Science e Journal of Neuroscience mostraram que exercícios podem estimular a geração de novas células do cérebro — e elas podem migrar de uma área para outra. “Isso é uma evidência de que você pode mudar, além de moldar e formar a mente: você pode literalmente criar um novo cérebro. Está além da neuroplasticidade, é neurogênese”, é o que diz o Prof. Dharma Singh Khalsa.  “Mas tem um probleminha. Os mesmos estudos mostram que as novas células do cérebro não permanecem caso a pessoa continue estressado o tempo todo. O professor diz que para criar e mantê-las, é preciso movimentar o corpo, trabalhar com a mente e gerenciar o estresse. E é aí que o Yoga entra.

Dharma Singh Khalsa é professor de Kundalini Yoga, uma forma ativa de prática que relaciona Asanas ou Posturas com Pranayamas ou respiração consciente, mudras e mantras.  Ele diz que esta prática pode ser vigorosa o bastante para promover neurogênese. Ele gosta do estado meditativo que os Asanas promovem. Principalmente o kirtan kriya - uma forma simples de meditação que combina vários elementos yóguicos, foco, mudra (gestos com as mãos) e mantra (som).  O Professor acredita que o kirtan kriya pode ajudar a aumentar e proteger as células do cérebro de seus praticantes.

A prática está sendo estudada pelo Centro de Espiritualidade e Mente da Universidade da Pensilvânia, sob a supervisão do famoso neurocientista, Dr. Andrew Newberg, que fez estudos surpreendentes com meditadores budistas tibetanos. Apesar de os resultados finais ainda não terem sido publicados, as descobertas preliminares já foram apresentadas duas vezes em encontros da Associação de Alzheimer e parecem bem promissoras. “Prescrevemos 12 minutos de kirtan kriya todos os dias, para pessoas com perda de memória.  Após oito semanas de meditação, percebe-se nas imagens que o fluxo de sangue para o lóbulo frontal — a área responsável pela atenção, concentração e foco — está restabelecido.”

O Prof. Newberg também está envolvido com o estudo de como o yoga pode provocar mudanças cerebrais.  Ele diz que a pesquisa ainda não foi concluída.  Mas afirma que mudanças benéficas aconteceram com o grupo. “Sabemos que exercícios, posturas, respiração focada e meditação são bons para a mente”, afirma. “Por causa disso, o Yoga deve criar mudanças positivas no cérebro, mas não sabemos exatamente como e por que funciona.”  Ele complementa, “no caso do kirtan kriya, por exemplo, não sabemos se é a respiração, a visualização, a repetição de um mantra ou os movimentos dos dedos que são os responsáveis. Só sabemos que melhoram a cognição”.

 “Os yogis disseram por anos que a prática espiritual muda o cérebro, e eles têm um método muito sistemático de fazer isso.”  Diz Joan Shivarpita Harrigan, diretor do Patañjali Kundalini Yoga Care, em Knoxville, Tennessee, o Yoga Sutra é um manual que ensina como fazer isso.  “Se você praticar regularmente, com o tempo, pode mudar os padrões do sistema nervoso autônomo.  Pode mudar a fisiologia, os hormônios e os neurotransmissores do cérebro e criar uma fundação mais pacifica e clara. A mente se tornará mais forte, então as pessoas não serão suscetíveis a distrações e influências de negatividade e confusão que nos cercam.”

Nos Yoga Sutra de Patanjali:  YOGA CHITA VRITTI NIRODHA – é a cessação das flutuações da mente. Uma mente calma é uma mente focada — “um cérebro assim é capaz de funcionar bem agora e por muitos anos.”

Sobre o kirtan kriya – “meditar nesta forma de SA TA NA MA é meditar sobre seu Eu mais elevado e seu cérebro é restabelecido.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário